Alfabetização e Letramento

  • Apresentação da disciplina

Slides

  • Aula 2: Métodos Sintéticos X Métodos Analíticos

Slides

Texto complementar para síntese

  • Aula 3: Alfabetização e Letramento – uma discussão atual

Slides

Texto complementar para síntese

  • Aula 4: O que é letramento? O que não é letramento?

Slides

Texto complementar para síntese

  • Aula 5: Aprendizagem da língua escrita – modelo empirista versus modelo construtivista

Slides

Texto complementar para síntese

  • Aula 6: Métodos de ensino versus processos de aprendizagem do sujeito

Slides

Texto complementar (Ideias, concepções e teorias que sustentam a prática de qualquer professor, mesmo quando ele não tem consciência delas)

  • Aula 7: Psicogênese da língua escrita: proposta construtivista de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky

Slides

Texto complementar

  • Aula 8: Processo de construção da escrita – o cinco níveis sucessivos

Slides

Texto Complementar   (Fonte do texto: Livro Alfabetização e seus sentidos – o que sabemos, fazemos e queremos? Maria do Rosário Longo Mortatti e Isabel Cristina Alves da Silva Frande – orgs.)

  • Aula 9: Avaliação dos conhecimentos dos alunos em relação à escrita – sondagem das hipóteses de escrita

Slides

Evolução da escrita

Texto complementar

  • Aula 10: Processos de aprendizagem da escrita – uma contribuição à prática pedagógica

Slides

Texto complementar

  • Aula 11:  Parte I – A organização de uma rotina de leitura e escrita – o ensino da escrita alfabética e a produção e compreensão de textos orais e escritos (LEITURA COLETIVA DO TEXTO DO AVA). Parte II – Ampliação do grau de letramento dos alunos: planejando atividades da sala de aula.

Slides

Texto complementar para síntese

  • Aula 12: Alfabetizar letrando – algumas considerações sobre a prática e as atividades escolares

Slides

Texto complementar

  • 4º B – 23/novembro

Slides