- Apresentação da disciplina
- Aula 2: Métodos Sintéticos X Métodos Analíticos
Texto complementar para síntese
- Aula 3: Alfabetização e Letramento – uma discussão atual
Texto complementar para síntese
- Aula 4: O que é letramento? O que não é letramento?
Texto complementar para síntese
- Aula 5: Aprendizagem da língua escrita – modelo empirista versus modelo construtivista
Texto complementar para síntese
- Aula 6: Métodos de ensino versus processos de aprendizagem do sujeito
- Aula 7: Psicogênese da língua escrita: proposta construtivista de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
- Aula 8: Processo de construção da escrita – o cinco níveis sucessivos
Texto Complementar (Fonte do texto: Livro Alfabetização e seus sentidos – o que sabemos, fazemos e queremos? Maria do Rosário Longo Mortatti e Isabel Cristina Alves da Silva Frande – orgs.)
- Aula 9: Avaliação dos conhecimentos dos alunos em relação à escrita – sondagem das hipóteses de escrita
- Aula 10: Processos de aprendizagem da escrita – uma contribuição à prática pedagógica
- Aula 11: Parte I – A organização de uma rotina de leitura e escrita – o ensino da escrita alfabética e a produção e compreensão de textos orais e escritos (LEITURA COLETIVA DO TEXTO DO AVA). Parte II – Ampliação do grau de letramento dos alunos: planejando atividades da sala de aula.
Texto complementar para síntese
- Aula 12: Alfabetizar letrando – algumas considerações sobre a prática e as atividades escolares
- 4º B – 23/novembro